DATA

14 e 15 de julho de 2016

LOCAL

Universidade de Lisboa

 

CNaPPES

A melhoria da qualidade do ensino no Ensino Superior europeu, decorrente de profundas alterações sociais, económicas e tecnológicas, tem dado origem a alterações marcantes nas universidades europeias. Diversas iniciativas têm vindo a ter lugar, destacando-se a preocupação com uma formação sólida em termos científicos, mas também flexível e inovadora que possa preparar os estudantes para um mercado de trabalho de alguma instabilidade e em permanente mutação.
No que ao Ensino diz respeito, os professores, e os docentes portugueses não são excepção, têm sabido responder ao desafio, através da introdução de práticas pedagógicas inovadoras. Muitos destes exemplos têm vindo a ser descritos no nosso país, tendo os dois encontros CNaPPES (o do Porto e o de Leiria) sido um exemplo de partilha e discussão destas práticas. Nestes dois Congressos, docentes dos Ensinos Universitário e Politécnico, das diferentes regiões do país e dos mais diversos domínios científicos de origem, juntaram-se com o único objectivo de partilhar e discutir experiências pedagógicas vividas com os seus alunos. As avaliações recebidas e o entusiasmo gerado reforçaram o nosso desejo de manter esta iniciativa.
Com este terceiro Congresso (CNaPPES 2016), pretendemos dar continuidade a este projecto que visa valorizar e promover a excelência pedagógica no Ensino Superior e contribuir para a criação de comunidades de docentes, a partir da disseminação das suas práticas e da aprendizagem com os pares. Continuamos a enfatizar a ideia de que, sem descurar os nossos quadros conceptuais de referência, não visamos uma abordagem teórica e prescritiva, mas sim a partilha e discussão do que realizámos e que funcionou bem e mal em contexto real de prática pedagógica.
Tal como nas edições anteriores, o CNaPPES conta com o apoio da DGES e da Secretaria de Estado do Ensino Superior.